Na 2a. feira passada, dia 31, depois de meus pais e a Aline me deixarem no aeroporto de Guarulhos embarquei com o Victor para Córdoba, na Argentina.
Tirando o fato da Pluna (empresa de aviação) sequer oferecer lanche a bordo - em vez disso vende, e muito caro - e depois - mais caro ainda - comemos um lanche no aeroporto de Montevideo, com a chegada da madrugada chegamos em Córdoba onde fomos recebidos pelo Alcides, amigo que conheci na Bolivia e com quem já voltei para lá para escalar e hoje em dia mora na Argentina.
Do aeroporto fomos para Vila Carlos Paz, onde ele mora atualmente e, depois de alguns minutos de papo o merecido sono.
No dia seguinte acordamos tarde e gastamos o dia para trocar dinheiro, pegar chave de abrigo, comprar comida etc. No final da noite jantamos e logo depois fomos dormir, acordando no dia seguinte e pegando estrada para Los Gigantes.
A ida foi bem tranquila e, depois de pouco mais de 40 km, parávamos o carro, colocávamos as mochilas nas costas e começávamos a subida para o refúgio. Apesar de não ser muito longa, pouco mais de 6 km subindo pelo Sendero Norte, ela tem trechos bem íngremes e chegamos ao Refugio Rafael Juarez pouco depois do horário do almoço.
No refúgio logo largamos nossas coisas, pegamos o equipo de escalada e fomos para as paredes. E os 3 dias seguintes foram iguais, todos com um café da manhã no refúgio, equipo de escalada nas costas, o dia todo escalando e jantar de volta no refúgio antes da merecida noite de sono (que durava normalmente das 23h até por volta das 9h).
Passamos 4 dias nesse ritmo, escalando todos os dias. Nossa ideia era ficar ainda um dia a mais mas, devido a chuva que pegamos no Sábado na hora do almoço, acabamos optando por descer um dia antes e evitar ser pego por chuva mais forte no dia seguinte. Assim então, hoje ficamos pela cidade descansando, demos um passeio em um rio para refrescar do calor em Carlos Paz, compramos comida e amanhã pegamos novamente estrada, agora para alguns dias de escalada em La Ola.
As vias escaladas nessa breve temporada em Los Gigantes foi:
1o. dia - 02/11
Setor: Gorila
- Empotrando Garrafas 5 25m
- Seños Rotos 5+ 15m
- Gente del Miercules 6a 22m
- Sueñen comigo 6a 15m
2o. dia - 03/11
Cerro de la Cruz
- Angel Negro 6a+ 35m
- Trabá el Triceps 5+ 40m (Mogote Chico)
- Stress 6a+ 60m
- Espolón 1er largo 6a 45m
3o. dia - 04/11
Mogote Bareta
- Que dice dom Jose 6a 20m
- Que dice dom Antonio 6a 20m
Mogote Grande
- Normal (cume do complexo Los Gigantes)
Valle Se Te Queri i i
- Ite 6a 10m
- Llamate el Silencio 6b 12m
La Lajita
- Final Femenina 6a 12m
4o. dia - 05/11
Mogote del Ocaso
- El Pesto 6a 20m
- Flash for Fantasy 6a 20m
Mogote Zuriaga
- Zeppelin 5+ 60m
- Que manaca 5+ 45m
Todas as graduações são francesas de acordo com o guia de escalada local. Nós não entramos em nada forte, ficamos sempre por volta do 6o./6o.sup brasileiro para nos aclimatar com a região e evitar lesões já que a meta principal ainda está por vir. E amanhã pegamos estrada para La Ola, onde ficaremos mais alguns dias escalando.
E algumas fotos da viagem já estão disponíveis no link Escaladas em Los Gigantes - Córdoba - Argentina.
- enviado por Tacio Philip às 00:32:31 de 07/11/2011.
< Anterior: Cursos, show, passeios, fotografias, pedal, mais passeios... |
Listar publicações |
Próxima: De volta da Argentina e novas datas de cursos, cursos e mais cursos >