Hoje começarei uma série de testes de produtos a pedido do Kiko (Marcus Araújo) da
Proativa, distribuidora no Rio de Janeiro de diversas marcas relacionadas ao montanhismo, escalada e atividades ao ar livre como Deuter, Sea to Summits, Primus, Suum, Liofoods entre outros.
O primeiro item recebido a ser analisado são as pastilhas eletrolíticas Suum.
Elas são apresentadas no formato de pastilhas efervecentes como as populares pastilhas de vitamina C e dizem ser uma bebida eletrolítica que repõe sais minerais e vitaminas perdidas durante atividade física, sendo, por isso, indicada para o consumo para atletas ou esportistas.
Sua composição, informada pelo fabricante, é a base de sódio, potássio, magnésio, calcio, vitamina C e vitaminas do complexo B. Também informa não possuir açúcar.
Cada pastilha deve ser dissolvida em 500 ml de água e já está pronta para o consumo, com um sabor agradável que lembra Gatorade sabor limão.
Para analisar realmente a eficácia de uma bebida eletrolítica é necessário um laboratório e a análise da temperatura corporal do atleta em atividade física com hidratação normal (água) e com bebida eletrolítica. Dessa maneira, se a hidratação for mais efetiva com a bebida o aumento de temperatura será menor, mostrando que o corpo absorve de uma maneira melhor o produto que a água pura. Mesmo não tendo essa oportunidade, acredito que o produto fornece o que divulga.
Além disso, é uma boa opção para levar uma bebida com sais minerais sem ter que carregar bebidas líquidas como o Gatorade. Seu tamanho é bem compacto e seu peso não fará diferença na mochila.
Como desvantagem vem o preço. Verifiquei na internet e o produto tem preço médio de R$30,00 para uma cápsula com 10 pastilhas, o que faz com que cada 500 ml de bebida pronta custe R$3,00. Mesmo assim é uma boa opção funcional para quem não quer apenas beber água ou não quer beber sucos em pó.
Como praticante de montanhismo/escalada/mountain bike etc, vejo o produto como uma ótima opção principalmente na prática de montanhismo e escalada onde o peso é um fator fundamental no sucesso de sua empreitada e seria inviável carregar grandes quantidades de bebida pronta para vários dias (isso fez eu me lembrar de muitos anos atrás quando encontrava, em atacadistas, Gatorade em pó a venda). Para o MTB não vejo muita praticidade já que normalmente iniciamos o pedal com a bebida na nossa caramanhola ou camelback e a maior vantagem do produto em relação à outras bebidas é sua portabilidade e peso reduzidos.
Mais informações sobre o produto no site www.suum.com.br.
- enviado por Tacio Philip às 22:17:22 de 11/01/2011.
< Anterior: CURSO: Conceitos Básicos de Fotografia - Pay-what-you-want |
Listar publicações |
Próxima: Dicas para fotografias noturnas >