Aproveitando o feriado prolongado, hoje sairei mais uma vez rumo ao planalto do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Não é de hoje que esse é um dos parques que mais gosto de visitar devido suas montanhas e
"proximidade" de São Paulo (ta certo que são 300 km, mas o outro que gosto da mesma maneira é o Parque Nacional Caparaó que está a 900 km).
No PNI estão diversas das montanhas mais altas do Brasil de acordo com o IBGE como o famoso Agulhas Negras, os menos conhecidos Couto, Pedra do Altar, Massena, Pedra do Sino de Itatiaia e ainda os muito menos conhecidos Pico Serra Negra, Cabeça de Leão, Cabeça de Leoa, Cara de Gorila, Urubu e outros mais.
Nesse feriado estarei por lá hospedado no Abrigo Rebouças (o único lugar para dormir no parque que permite uma boa logística para a subida de montanhas) e tentarei alguns cumes mais remotos. Já fiz uma tentativa nessa região no final do ano passado, em Novembro, quando com a Paulinha, Parofes e Edson subimos o Pico da Maromba e Cabeça de Leão. Nessa ocasião não conseguimos esticar a caminhada até todas montanhas que pretendíamos devido ao tempo cronológico curto e tempo climático ruim, que nos presenteou com uma bela tempestade durante a noite (vale a pena ver os vídeos), dessa vez, indo por outro caminho, vamos ver o que vai dar.
Além disso ir pro PNI e ficar no Rebouças é sempre uma ótima oportunidade de encontrar amigos, conhecer novos amigos (nesse feriado conhecerei pessoalmente pessoas que só conheço por internet) e respirar o ar da montanha entre outros montanhistas. Diferente do Caparaó que fica cheio de pivete bebendo e fazendo baderna para subir o Bandeira, no Rebouças nunca tive problema com as companhias.
Agora o haulbag já está pronto (é a melhor mochila, é só jogar tudo dentro e pronto) e mais tarde pego a Paulinha em sua casa e seguimos estrada. Voltando de lá posto as novidades, espero que boas. A previsão do tempo para 5ª e 6ª é boa, já no Sábado irá piorar. E falando nisso, link do melhor site que conheço de previsão do tempo em montanhas (e não só nas cidades no entorno): www.mountain-forecast.com. Foi inclusive graças a esse site que consegui escalar a Aguja de la "S" com o Victor na única janela de bom tempo que tivemos em Chalten.
Até a volta!
- enviado por Tacio Philip às 18:01:13 de 02/06/2010.
< Anterior: Bazar de inverno da OBB |
Listar publicações |
Próxima: Travessia da Pedra do Sino de Itatiaia (SE-N) e subida da Pedra do Altar >