O título da postagem é bonito:
Processo de digitalização e revitalização de acervo fotográfico. Em outras palavras, resumindo bem, só estou trabalhando pra burro para digitalizar (escanear) todos os meus albuns antigos de fotografia.
Como no meu
quarto/escritório/depósito o caos reina e espaço é algo raro (às vezes concluo que dois ou mais objetos podem sim ocupar o mesmo lugar no espaço) tive a idéia de digitalizar todos os meus albuns fotográficos antigos para que, depois disso, eu possa me livrar das centenas de albinhos fotográficos que ocupam muito espaço em caixas pelos armários e embaixo da cama.
Esse processo é lento e estou digitalizando a partir dos negativos (que serão mantidos). Para esse trabalho uso um scanner de filmes Minolta Dimage Scan Dual IV e todas as fotografias estão sendo escaneadas em resolução média, 1600 dpi, o que é suficiente para boas ampliações em tamanho 15x21 cm aproximadamente (se eu precisar ampliar algo maior é só reescanear uma imagem em especial, não acho necessário ter arquivo maior no HD).
O tempo para escanear cada filme (para quem não sabe no passado as fotos eram feitas em filmes que, no meu caso, eram na maioria de 36 poses :-D) é de aproximadamente 20 minutos. Isso contando o tempo de escaneamento e salvar no HD em duas cópias, uma crua do próprio negativo e uma menor e ajustada de modo semi-automático (estou criando actions no Photoshop para cada marca/tipo de filme) para servir como preview.
Comecei esse trabalho ontem no final da tarde e até agora foram escaneados 27 albuns em um total de 969 fotografias. Ainda falta "um pouquinho", 213 albuns de negativos, o que levarei ainda alguns muitos meses para concluir.
E o trabalho não vai acabar depois disso. A minha idéia é na sequência passar para o escaneamento dos meus slides (desde meu primeiro filme catalogado em 1993 até 2003 fotografei basicamente com filmes negativos, de 2003 a 2005 passei a fotografar só com slides e a partir de 2005 comecei a usar equipamento digital - sendo que nas transições sempre teve uma época que usava ambos os formatos). Dessa maneira passarei a ter todo meu acervo digitalizado em HDs para fácil consulta e acesso (felizmente parte dos slides já estão escaneados, só preciso baixar de CDs e DVDs para o HD e reorganizá-los).
Na medida que for concluindo algumas das imagens serão postadas aqui. Hoje mesmo coloquei no ar algumas fotos do final de 2002 e início de 2003 no album
diversas antigas.
- enviado por
Tacio Philip às 17:42:00 de 01/07/2009.
< Anterior: Empresas nacionais, elas realmente merecem prestígio? |
Listar publicações |
Próxima: E a digitalização continua... fotos da Bolívia 2002 >