No feriado, 5ª feira, saímos de São Paulo por volta das 7h30 o Eduardo, a Camila, a Paula e eu em rumo ao Sul, mais especificamente para Curitiba - PR.
Apesar de um pouco de trânsito na descida da serra - nada como o trânsito monstro que tinha parado São Paulo no dia anterior - seguimos tranquilos pela BR 116 com direito a uma boa pausa para almoço e, na metade da tarde estávamos estacionando o carro na rodoviária de Curitiba, pegando nossas mochilas e caminhando até o terminal Guadalupe onde às 17hs saímos com o ônibus rumo a Quatro Barras. De lá às 18hs um ônibus para Borda do Campo e depois de descer quase no terminal (próximo ao mercado) mais alguns minutos de caminhada até o abrigo de montanha 5.13 onde fomos muito bem recebidos pelo Rafael e Manu, possivelmente os próximos "abrigueiros" do 5.13.
No dia seguinte acordamos cedo, às 7hs, e depois de enrolar um pouco tomamos café, arrumamos as tralhas e começamos a caminhada em direção ao início da trilha do Caminho de Itupava. No posto do IAP fizemos nosso cadastro e às 10h10 começamos a caminhada de descida da trilha.
A descida correu bem, em ritmo tranquilo e com direito a longas pausas para lanche nas ruínas do Ipiranga e no Santuário do Cadeado. A trilha de descida é muito bonita, infelizmente a paisagem não pudemos aproveitar já que o tempo ficou nublado - com direito a muita garoa no final - o dia todo mas mesmo assim valeu a pena. Graças ao tempo muito úmido a descida acabou sendo também mais lenta já que em muitos lugares o risco de escorregar e cair era alto, a Camila que o diga :-)
Mas continuamos descendo e descendo e às 17h17 estávamos no final da trilha onde ela bifurca com opções de descer para Morro de Cima ou subir para Engenheiro Lange e de lá para o Marumbi, a nossa opção. Começamos a caminhada para cima e às 17h40 estávamos sentados na estação Eng. Lange esperando dois trens se cruzar para que continuássemos nossa subida, o que só conseguimos fazer às 18hs chegando no camping do Marumbi às 18h30 já no escuro e ainda embaixo de forte neblina/garoa. No camping tomamos banho, jantamos e logo em seguida uma merecida noite de sono.
A caminhada do caminho de Itupava é super aberta em trilha com boa parte calçada com pedras (de onde vieram tantas pedras???) e só considero de dificuldade média por causa de sua extensão, pouco mais de 16 km até a estação Marumbi (12,95 km, 566 m de ascensão, 1168 m de descida até a bifurcação mais 2,66 km, 187 m de ascensão e 18 m de descida até o Marumbi). É uma boa opção para quem gosta de andar bastante em caminho fácil, bom para ecoturista sujar as botas e ficar feliz :-D
No dia seguinte apesar de acordar cedo não saímos para subir ao Olimpo por causa do tempo ruim do dia anterior e da noite então arrumamos nossas coisas, deixamos as mochilas pesadas na recepção do parque e fizemos caminhadas próximas para algumas fotos subindo até o Rochedinho, indo até a Pedra Lascada e mais algumas muitas fotos na estação do Marumbi. Ficamos também um bom tempo conversando com o Camarão e o Elói do
Cosmo - onde eu fiz o curso de resgate em 2003 (15 dias de curso que realmente valem a pena) - e às 16h40 pegamos o trem rumo a Curitiba.
A viagem de trem é bem empolgante nos seus primeiros 10 minutos com boas visões do Marumbi (apesar do tempo encoberto) mas logo fica tediosa e parece não acabar nunca! Foram cerca de 1h30 até a estação em Curitiba com direito a recepcionista do trem correndo de um lado para outra porque tinham atacado pedras no trem - padrão isso - e às 18h40 estávamos no carro indo até o shopping estação (onde o carro não entrou por causa da altura então ficou na rua mesmo) para bem calmamente jantar, olhar algumas lojas e às 21hs estávamos novamente no 5.13 para um bom e quente banho e em seguida dormir.
No dia seguinte, Domingo, acordamos também por volta das 7hs e calmamente levantamos, tomamos nosso café da manhã e saímos em direção ao Morro do Anhangava. A Camila estava com o joelho ruim então ela e o Sanhudo ficaram fazendo pic-nic enquanto eu e a Paula subíamos até o seu cume. Em vez de começarmos a caminhada pelo caminho que eu já conhecia das vezes que fui escalar subimos pelo caminho que começa no posto do IAP, uns 15 min mais longo.
Começamos a subida do Anhangava às 10h30 e uma hora depois estávamos no seu cume a 1438 m de altitude comendo um chocolate e olhando a paisagem (3,11 km, 456 m de ascensão, 46 m de descida). Uns 20 minutos depois começamos a descida e às 13h10 estávamos novamente no carro onde o casal Sanhudo nos esperava e de lá saímos direto para a BR116 em direção à São Paulo fazendo apenas uma longa pausa no "Posto 500 alguma coisa" para um bom almoço e encher o tanque com Diesel.
O caminho de volta para SP foi tranquilo com trânsito apenas em um trecho na BR116 e na Raposo Tavares por causa de acidentes, não do excesso de carros e às 20h30 já deixava o Sanhudo e a Camila em sua casa, na sequência a Paula e por volta das 21h15 estava em casa para um merecido descanso.
A viagem correu muito bem, voltei a um lugar que eu estive apenas uma vez em 2003 (durante o curso do Cosmo) e tanto a caminhada do Caminho do Itupava quanto do Anhangava valem a pena. Só preciso retornar com tempo melhor para aproveitar mais a paisagem para mais fotografias.
E por falar nisso, os
arquivos para GPS já estão disponíveis para download e as fotos da viagem nos links:
Caminho de Itupava,
Marumbi e
Morro Anhangava.
- enviado por
Tacio Philip às 12:26:00 de 15/06/2009.
< Anterior: Escaladas na Falésia do Zé Vermelho em Pindamonhangaba e em Pedra Bela |
Listar publicações |
Próxima: Nova organização das galerias de foto >