Na Segunda-feira da semana passada, pouco antes da hora prevista para viajar para São Bento do Sapucaí para escalar eu estava fazendo alguns testes na instalação do Windows no meu PC e graças a alguma besteira perdi o acesso à 3 dos meus HDs! A viagem foi temporariamente suspensa, acabamos ficando em SP até o dia seguinte de manhã mas consegui resolver o problema e viajar sossegado, sabendo que meus documentos, algumas imagens e vídeos não tinham sido perdidos.
De volta a São Paulo na Sexta-feira depois de uma boa semana de escaladas foi hora de voltar ao trabalho em cima do PC e reinstalar novamente o sistema operacional, agora Windows Vista Ultimate 64 bits, procurar e instalar os drives do hardware compatíveis, instalar programas, transferir emails e documentos, acertar configurações e organizar os muitos HDs e suas partições.
O trabalho mesmo teve início no Sábado cedo quando reformatei a partição do HD que deixei separado para o Windows e comecei a instalação. Como sempre, faço uma instalação prévia onde vou testando, baixando, instalando e desinstalando softwares, drives, testando configurações e por ai vai. Depois disso sim formato novamente o HD e reinstalo o Windows e instalo só os programas e drives que funcionaram, evitando assim fragmentar o sistema de arquivos no HD e causar problemas no Windows.
Tudo foi correndo bem, o Sábado inteiro passei na frente do PC enquanto a Paulinha assistia TV e dormia aqui em casa. O Domingo foi parte aproveitado para isso também sendo que saí só por algumas poucas horas e sempre voltava ao trabalho.
Ontem e hoje foi reservado aos ajustes finais e resolução de um problema que me perseguia: sempre que eu colocava no PC os 4 pentes de 1 GB de memória (em sistema Dual) o PC acabava ficando instável e do nada, às vezes executando algum programa pesado, às vezes só de mexer o mouse, travava! O estranho é que o problema sumia quando eu só colocava 3 GB de memória então depois de testes e mais testes, acho que o problema é porque a placa mãe trabalha em frequência máxima de 1066 MHz e as memórias 800 MHz. Então quando eu colocava os 4 GB em modo dual elas passam a rodar a 1600 MHz e por isso travava (eu acho que é isso que estava acontecendo). Estando certa ou não a teoria resolvi o problema pela BIOS abaixando a frequência das memórias para 533 MHz (ta certo que vou perder um pouco de desempenho nisso, inclusive pelo teste do Índice de Experiência do Windows Vista a pontuação da memória caiu de 5,2 para 4,5) mas tudo bem, antes um pouco mais lento (o que realmente não faz tanta diferença) do que instabilidade. O importante é que estou com o PC ligado, rodando programas, trabalhando com os HDs, reiniciando, fazendo logoff, logon etc há muitas horas e não travou nenhuma vez.
Além disso usei o dia de ontem e hoje para acertar os HDs de backup. O HD onde estava o Windows e outras partições saiu para um case externo e foi desparticionado, agora é um HD de 400 GB para backup das minhas fotos digitais. O outro case externo de 250 GB também foi formatado e agora é backup de documentos, músicas, arquivos de GPS etc. Dentro do PC ficou um HD de 250 GB particionado em 120 GB para o Windows, 20 GB para o Photoshop e outros softwares que posso instalar separados para ganhar performance e o restante para arquivos temporários, cachê etc. Dentro do gabinete estão ainda mais um HD de 1 TB onde ficam todos meus arquivos e outro HD de 500 GB para backup de imagens.
E aproveitando os momentos em que o PC trabalhava na desfragmentação, backup ou coisa parecida aproveitei também para dar um trato no Notebook. Não tive tempo (acho que nem tanto tempo, mas mais paciência) para reinstalar o Windows XP nele mas dei uma organizada nas partições do seu HD e em algumas configurações para ter maior proveito.
Agora aparentemente está tudo ok, mais rápido e estável e posso voltar normalmente ao trabalho. Só pra constar as configurações ficaram:
PC Tacio - Core 2 Quad Q6600 2,4 GHz + 4 GB RAM 533 MHz dual + vídeo ATI x1650 512 MB + HD 250 GB (3 partições) + HD 500 GB + HD 1 TB (todos Sata II) + Windows Vista Ultimate 64 bits.
Notebook Sony Vaio - Centrino 1,7 GHz + 2 GB RAM + HD 80 GB (4 partições) + Windows XP Pro.
Cases externos - HD 400 GB (SATA) + HD 250 GB (IDE) + HD 80 GB (IDE NOTE).
- enviado por
Tacio Philip às 22:58:00 de 26/05/2009.
< Anterior: Nova via na Pedra da Divisa: "Só as Cachorras" |
Listar publicações |
Próxima: Usando o scanner Minolta Dimage Scan Dual IV e seus softwares no Windows Vista >