No último final de semana aconteceu no Hotel Villa Vitta em São Pedro, interior de São Paulo, a seleção final nacional para o Land Rover G4 Challenge. As inscrições iniciais foram feiras na Adventure Sports Fair ou preenchendo um formulário em pdf interativo com envio dos dados pela internet. A análise inicial dos candidatos foi feita de acordo com o currículo esportivo de cada um e eu fui um dos 10 selecionados para a seleção final brasileira de onde saíram os 4 participantes (2 homens e 2 mulheres) que irão para a final mundial na Inglaterra em Fevereiro de onde um homem e uma mulher irão para a prova em si na Mongólia, no segundo semestre de 2009.
Desde o anúncio da nossa seleção para a final até as instruções durante as provas foram feitas em inglês para nos "aclimatar" com a prova em si. Então após recebermos o primeiro email da Nora ? a mulher com a melhor classificação em uma prova G4 de toda a história e esse ano responsável pela seleção brasileira ? no último Sábado dia 6 de Dezembro os 9 participantes (um deles faltou) se encontraram às 6h30 na Autorizada Land Rover Calmac em Pinheiros e de lá fomos de van para a sede da prova em São Pedro. Participaram da seleção José Augusto Carvalho (mora atualmente na Inglaterra), Marcelo André Borges (MG), Marcio Franco SP), Naru Moraes (BA), Rafael Melgues (SP), Waldemar Castro Jr (SP), Jessie July (PR), Talita Lazuri (SP) e eu, Tacio Philip Sansonovski (SP).
Chegando em São Pedro fomos recebidos já em inglês pela "Nora" (Eleonora Audra) e depois de assinarmos alguns papéis autorizando o uso de nossa imagem, autorizando tratamento médico em caso de necessidade e entregarmos nossa ficha médica tivemos nosso primeiro teste, uma curta corrida onde devíamos seguir instruções dadas verbalmente e no retorno falar a placa e a cor de determinado carro e a cor de outro encontrado no circuito.
Depois disso recebemos então as provas teorias, também todas em inglês sendo uma delas sobre primeiros socorros, uma de gramática e uma de mecânica e conhecimento 4x4. Tirando a prova de mecânica 4x4 que deveria ser entregue no dia seguinte tivemos cerca de 1h para entregar os testes de inglês e primeiros socorros.
Depois disso teve a abertura oficial do evento onde após um vídeo a Nora apresentou a prova e o que era esperado e cada um dos participantes também se apresentou. Na sequência fomos almoçar então tivemos um tempinho para descansar antes do início das atividades.
A primeira atividade foi uma prova individual de navegação com bússola e carta topográfica. Tinhamos que percorrer um circuito com 8 pontos e no final voltar ao local de saída, tudo contra o relógio e cronometrado. Depois dela tivemos uma atividade onde corremos até um Land Rover em equipes de 3 pessoas onde montamos um quebra-cabeças com um esquema de mapa que indicava outro local onde teríamos mais instruções sobre as provas. Foram 3 atividades consecutivas: uma com navegação GPS, outra de direção offroad sobre alguns obstáculos e lama e uma outra com canoagem. No final as equipes foram unidas e todos nós tivemos que desatolar um Defender que estava em um grande atoleiro usando um outro Defender com guincho, patesca, fitas etc.
No final da tarde voltamos para o hotel onde nos entregaram as barracas e fomos então escolher um local para armá-las (apesar de estarmos em um hotel passaríamos a noite acampados). Junto com o escurecer teve uma bateria de entrevistas frente à câmera onde cada um tinha que se apresentar, falar sobre seu interesse no G4, um exemplo de alguma aventura marcante etc. Tudo isso com metade da entrevista em português e metade em inglês. Logo depois veio o esperado jantar.
Já era noite e as atividades não tinham acabado. Teve então a prova individual apelidada de "firefly hunters" (caçadores de vaga-lumes) ? em homenagem a alguns vaga-lumes que voavam pelo lugar ? onde tivemos que correr usando nossas headlamps até uma plantação de eucaliptos e pegar o maior número possível de sinalizadores que estavam espalhados pelo local e voltar para o hotel. Na sequência mais uma prova, agora em duas equipes tínhamos que tirar um Defender de dentro e uma caixa (um quadrado de madeira no chão) sem tocá-la ou levantá-la. Essa prova foi como uma lição de moral para todos sobre segurança e depois fomos liberados para um esperado banho e dormir em nossas barracas volta das 23hs.
No Domingo acordamos cedo e às 7hs estávamos tomando nosso café da manhã. Começamos com uma navegação em grupo que terminou em um ponto onde 3 Land Rover Defender Laranja nos aguardavam. Realizamos então 3 provas com direção offroad em terreno acidentado com subidas, descidas, areião e até baliza com o Defender puxando uma carreta. Na sequência foi a prova chamada Eliminator onde tivemos que percorrer correndo um curto circuito com descida, subida e areia correndo onde, ao final de cada volta, o último colocado era eliminado. As 3 primeiras voltas foram como treinamento, o que já começou a minar a energia e depois começou a corrida de verdade e cada vez mais concorrida com a eliminação de participantes.
A última prova com o carro foi logo depois da corrida e consistiu em ir até determinado ponto pelo melhor trajeto usando uma carta topográfica. E logo que chegamos no local começou outra prova, agora uma com técnicas verticais onde tivemos que ascender por uma corda (jumarear), fazer uma travessia horizontal com estribo e fitas e no final descer de rapel até o chão. E como sempre, tudo cronometrado!
De lá, com muito cansaço, sede e fome nos foi dado 10 min para corrermos mais uma vez até o lago onde tivemos então outra prova, chamada Mad Hill onde tivemos que correr morro acima para buscar algumas bandeiras. E na sequência a prova final que teve corrida, natação, canoagem e navegação com bússola.
Depois disso tudo finalmente voltamos para o hotel para o almoço (por volta das 16hs) e depois os vencedores foram anunciados (longe de eu ser um deles, eu sou apenas um esportista que gosta de natureza e aventura enquanto que os competidores de ponta que lá estavam são profissionais de corrida de aventura) e teve então o encerramento da seleção.
Apesar de eu não ter sido selecionado para a final na Inglaterra o final de semana foi realmente marcante. Conheci pessoas muito legais com um espírito de aventura e equipe nota 1000 e superei diversos limites durante algumas provas, o final de semana para mim foi realmente muito duro.
Algumas poucas fotos que fiz com minha câmera no final de semana no Land Rover G4 Challenge. Site oficial da prova: http://www.landroverg4challenge.com.
Parabéns aos ganhadores e boa seleção na Inglaterra e prova final na Mongólia!
- enviado por Tacio Philip às 14:07:00 de 08/12/2008.
< Anterior: Land Rover G4 Challenge |
Listar publicações |
Próxima: Pedra Grande (Atibaia) - trilha dos Monges >