No último final de semana/feriado fomos a Jade, eu e mais um casal GLS de amigos Ricardo e Mateus (brincadeira! :-D) para Passa Quatro com a idéia de subir a Pedra da Mina pela trilha que começa no bairro Paiolinho, trilha que eu havia descido em 2001 com o pé torcido sendo uma das minhas experiências mais traumáticas no montanhismo.
Logo chegando na cidade subimos direto para o Paiolinho e até o início da trilha da Pedra da Mina, onde chegamos na madrugada do dia 20 para 21. Ao chegar armamos acampamento e fomos dormir algumas poucas horas, já que no dia seguinte acordamos cedo e por volta das 8h30 começamos a subida da trilha para a Pedra da Mina.
A trilha tecnicamente não é nada difícil, é super bem marcada e na maioria dos casos bem obvia. Fomos subindo, acompanhados até o primeiro ponto de água pelo Sr. José que mora na casa no início da trilha e onde fica o carro e, depois de muitas e muitas horas de caminhada, já com a perna pedindo para parar e início de uma chuva forte paramos para acampar em uma ex-área aberta para acampamento antes da Pedra da Mina.
Amassamos um pouco de mato, tentamos aplainar um pouco o chão e armamos as barracas em posições hiper precárias onde cabia meia barraca, não sendo possível sequer usar prendê-las no chão. Fizemos então nosso jantar (eu e a Jade comendo macarrão semi pronto e caputino enquanto o Mateus e o Ricardo faziam macarrão com Milho, Ervilha, Sardinha e molho de tomate - eles gostam de carregar peso, por isso levam enlatados) e logo depois dormimos.
No dia seguinte acordamos cedo, arrumamos as mochilas, deixando só as barracas armadas para secarem ao sol e vento e fizemos o ataque final ao cume da Pedra da Mina, onde chegamos pouco antes do horário do almoço sendo minha 3ª vez no cume (a anterior havia sido em 2002) e a primeira da Jade, Ricardo e Mateus.
No cume assinamos o livro de cume, respondemos a pesquisa e ficamos um bom tempo conversando em uma das áreas de acampamento protegidas do vento. Fizemos então as fotos oficiais de cume e começamos a descer, parando no acampamento só para um lanche rápido e desmontar as barracas e voltar a descer.
A descida foi tranquila mas cansativa, tendo que tomar bastante cuidado em algumas descidas por causa da terra molhada que virou pista de patinação inclinada, mas no final tudo correu bem. Chegamos no carro no final da tarde e logo em seguida descemos para Passa Quatro onde jantamos no restaurante da Filhia (o mais barato de lá) e depois de ver que não havia vaga nas pousadas (ou eram muito caras) fomos para Cruzeiro, nos hospedando no Hotel Brasil, Bom, Barato e Bonito.
No dia seguinte saimos pouco antes do almoço e depois de algumas poucas horas de estrada estavamos no Posto do Km 66 da Dom Pedro, onde o Ricardo havia deixado o carro. Lá nos separamos pensando na próxima montanha e cada um seguiu seu caminho, eu e a Jade para Bragança e o casal Ricardo e Mateus (não adianta, agora eles são conhecidos como casal...) para Itu. :-P
As fotografias e arquivo para GPS dessa viagem já estão disponíveis aqui no site, acesse pelos menus laterais.
- enviado por
Tacio Philip às 18:32:00 de 24/03/2008.
< Anterior: voltando a ser montanhista... |
Listar publicações |
Próxima: Vídeo: 3ª saída Land4x4 (SP - Monte Verde - SP) >