Na última sexta-feira subi com a Jade a Maria Antônia, uma parede com diversas vias de escalada em Pedra Bela. Subimos por uma via que eu nunca tinha escalado, um 4°/5° grau a esquerda da tradicional via "Mãe de Ouro", subindo suas 4 enfiadas verticais e depois seguindo em um razoável esticão diagonal pra direita até juntar na Mãe de Ouro, de onde continuamos até o final da parede.
Chegando no final da via seguimos até o seu cume, em uma caminhada de mais 5 minutos, aproveitando para um lanche, água e algumas fotos. Ficamos uns 30 minutos no cume e logo voltamos pra descer seus longos 7 rapéis (a parede tem mais de 100m) até o chão, onde chegamos às 17h45 quase escuro.
No Sábado, dia 07/07/07 fomos para Atibaia subir a Pedra Grande pouco antes do almoço. Começamos a subida pela sua trilha, saindo do Flambuiã e logo que chegamos no topo depois de 1h30 de caminhada fizemos uma pausa para uma merecida água de coco. Ficamos parados um tempo descansando e depois fomos até a base das vias "Falange Vermelha" e "Hirota Cura", dois 7a bem próximos do cume da Pedra.
A via "Falange Vermelha" eu já havia escalado alguns anos atrás e fiz uma tentativa frustrada na semana passada chegando ao seu topo mas sem a encadenar porque estava me sentindo bem inseguro naqueles minúsculos cristais típico das paredes do local. A via "Hirota Cura" seria uma nova escalada e segue na diagonal saindo quase do mesmo lugar da "Falange Vermelha".
Ficamos um tempo na base e em seguida entrei na "Hirota Cura", a escalada foi perfeita, me encaixei bem nos seus minúsculos cristais e fui subindo e subindo com a segurança da Jade. Passaram alguns minutos e logo estava no final da parede, tendo encadenado a via à vista (segunda via 7a que encadeno à vista).
Desci rapelando para a base, descansei um pouco e resolvi então tentar novamente a "Falange Vermelha". Entrei na via bem tranquilo e foi mais uma escalada ótima, fui subindo e subindo, muitas vezes sofrendo com seus pequenos e doloridos cristais (daí vem o nome da via) mas me posicionando bem pra minimizar a força nos dedos e depois de 6 minutos também estava na sua parada, tendo a encadenado também (primeiro dia que encadeno duas vias 7a e, principalmente, uma à vista e a outra logo em seguida!).
Depois disso comemos alguma coisa e logo começamos a descer em direção ao carro que nos esperava na base da pedra, a pouco mais de 1 hora de caminhada. De lá pegamos o carro e viemos para São Paulo, onde hoje só assistimos TV e descansamos.
Abaixo algumas fotos tiradas em Pedra Bela e Atibaia (clique na imagem para ampliar em nova janela): as duas primeiras a Jade escalando na Maria Antônia (a primeira na 2ª enfiada da via e a 2ª na travessia para emendar na outra via); eu e a Jade no cume da Maria Antônia; a Jade em contra luz antes do pôr-do-Sol no cume da Maria Antônia; eu rapelando depois de encadenar à vista a via "Hirota Cura" (7a) na Pedra Grande em Atibaia.
- enviado por
Tacio Philip às 22:04:00 de 08/07/2007.
< Anterior: Escalada em Atibaia |
Listar publicações |
Próxima: escaladas >