Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Subida do Pico das Agulhas Negras - uma semana no PNI - dia 1 | Listar publicações | Próxima: Travessia Couto-Prateleiras com cumes - uma semana no PNI - dia 3 >

13/07/2016 15:18:49 (#544) - Circuito 5 lagos com cumes do Altar e Massena - uma semana no PNI - dia 2

Depois de ter subido o Agulhas Negras, no primeiro dia de uma longa semana no PNI, agora foi a vez de conhecer o novo Circuito 5 Lagos no parque.

Depois do café da manhã, às 9h saímos do abrigo a Lorena, Flávio, Isabelle, Rogério e eu rumo a essa nova trilha aberta pelo parque. O começo é pela trilha que segue para o Agulhas Negras, pegando então a bifurcação que segue para a Pedra do Altar, onde fizemos questão de passar para algumas primeiras fotos e eu espalhar mais um pouco das cinzas do meu pai.

Antes da subida final do altar, ainda na trilha que segue para o Rancho Caído, tem a saída do circuito 5 lagos, que vai margeando as encostas rochosas até chegar à cachoeira dos 5 lagos (que estava bem seca por causa da estiagem deste ano).

Até a cachoeira a trilha segue praticamente toda por lajes de pedras, contornando as cristas e, para mim, sem muitos atrativos (se eu a tivesse aberto o teria feito pela crista, de onde se tem uma visão muito mais bonita - sim, já estive por lá e lá em cima vale a pena). Entretanto, logo que passa da cachoeira (onde fizemos uma pausa para lanche) a trilha começa a ter uma linda visão do vale onde estão os 5 lagos (que podem ser vistos do Morro do Massena) com o Agulhas Negras e Pedra do Altar ao fundo, realmente um lugar fotografável e que merece um retorno com melhores condições de luz.

Fomos então seguindo a trilha até que passávamos entre o Morro do Massena e o seu cume Noroeste, onde fizemos então um desvio entre rochas e para cima até o cume do Morro do Massena.

O Morro do Massena é um grande platô e, há alguns anos, havia o subido e feito algumas fotos em sua extremidade oposta, e foi isso que fizemos. Seguimos alguns minutos pela crista, começando a descer um pouco até que chegamos a um penúltimo platô rochoso com uma espetacular vista com mais de 270º (da esquerda para direita podíamos ver a Serra Negra, Pedra do Sino de Itatiaia, Pedra do Altar, Agulhas Negras, Morro do Couto e Morro da Antena). Lá ficamos literalmente algumas horas, o Flávio e eu com os tripés montados e fotografando, apreciando e capturando fotos das montanhas com luzes que mudavam a cada minuto (o que até dificultava fazer panorâmicas).

O tempo passou, quem não fotografava já estava impaciente, então voltamos pela crista, descemos quase que pelo mesmo caminho que subimos e, de volta ao trecho final do Circuito 5 Lagos, saímos perto da portaria do parque, de onde era só seguir a estrada até o abrigo.

No abrigo mais uma noite mal dormida depois de mais um macarrão no jantar e já pensando nos planos do dia seguinte.

Algumas fotos deste dia podem ser vistas no link Circuito 5 Lagos e Morro do Massena.

- enviado por Tacio Philip às 15:18:49 de 13/07/2016.



< Anterior: Subida do Pico das Agulhas Negras - uma semana no PNI - dia 1 | Listar publicações | Próxima: Travessia Couto-Prateleiras com cumes - uma semana no PNI - dia 3 >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.